SERVIÇOS ONLINE

UNIPTAN participa de projeto "Remição pela Leitura"

Iniciativa permite a diminuição de parte da pena de detentos do sistema prisional que realizarem atividades de leitura e produção de textos.

08/05/2018

O UNIPTAN, a Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza e o Presídio de São João del-Rei estão realizando o Projeto Remição pela Leitura, implementado em nossa cidade pelo Juiz da Execução Penal Dr. Ernane Barbosa Neves. O projeto atende a uma Recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que prevê diminuição de parte da pena de detentos do sistema prisional que realizarem atividades de leitura e produção de textos segundo alguns procedimentos específicos.

No dia 03 de maio de 2018, reuniram-se os coordenadores e colaboradores do projeto, na Sala de Metodologias Ativas do UNIPTAN, após o primeiro bimestre de realização dos trabalhos, para avaliação da etapa concluída e delineamento de novas ações. Estiveram presentes os coordenadores do projeto, dirigentes do Presídio, direção e professores da Escola Estadual e professores e alunos do Curso de Pedagogia, reafirmando o diferencial desse projeto, que são as intervenções diretas com os alunos-detentos com o objetivo de formação, conscientização e autocrítica proporcionadas pelo teor dos textos e livros que estão servindo de base para as atividades de leitura e redação.

Coordenadores e colaboradores do projeto se reuniram no UNIPTAN no dia 03 de maio na sala de MetodologiasAtivas. Foto: Divulgação/UNIPTAN

A equipe vislumbra expansões do projeto para as APACs masculina e feminina de São João del-Rei em tempo bastante breve, com base nas ações bem sucedidas no Presídio. Além disso, está sendo desenvolvida uma interface dessa atividade de ensino e extensão com a pesquisa científica, através do levantamento e registro de dados que futuramente serão publicados e apresentados em diversos eventos. Com base nessa experiência, o Curso de Pedagogia vem aprimorando uma nova vertente de atuação profissional, a Pedagogia Prisional, que requer procedimentos e métodos específicos para se alcançar o objetivo educacional dentro de um contexto tão diferenciado como esse.

UNIPTANprojeto de extensãoremissão de penadetentosleitura