SERVIÇOS ONLINE

Projeto Sustentabilidade em Ação- Educar para Reciclar

Conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos é um dos desafios do Projeto

02/03/2018

O projeto Sustentabilidade em Ação, consiste em transformar os resíduos de diversos tipos (óleo de cozinha usado, garrafa PET, rolo de papel higiênico, caixa de leite) e embalagens pós consumo descartados pela população. Com foco na sensibilização da população através de educação ambiental e ações de participação/inclusão da sociedade na coleta e destinação correta de resíduos sólidos e líquidos (lixo) que são reciclados ou reaproveitados.

Destina-se a toda a comunidade São Joanense, tanto moradores, estudantes, trabalhadores, empresas e crianças na busca por melhorar os impactos ambientais provocados pelos resíduos emitidos e ou descartados de maneira incorreta.

O projeto, que é coordenado pela professora do curso de Administração do UNIPTAN, Luciana Lima, foi durante 2 anos cadastrado com bolsas da FUNADESP/FAPEMIG , conta com a participação de alunos da Escola Estadual  Dr. Garcia de Lima Garcia  e de  alunos do 6º período de administração do UNIPTAN.

São objetivos do Projeto Sustentabilidade em Ação:

1. 1. Implantar a coleta seletiva para aproveitamento dos resíduos e destinação correta;
  2. 2. Fomentar a reutilização dos resíduos como matéria-prima para a fabricação de produtos artesanais, ecológica e socialmente corretos (Desenvolver novos produtos sustentáveis a partir da coleta seletiva) ;
  3. 3. Criar e desenvolver uma boutique sustentável gerando emprego e renda a população (parte da renda também será destinada a entidades carentes);
  4. 4. Promover Oficinas de reciclagem para especialização da comunidade e forma de renda;
  5. 5. Aumentar e expandir a logística de arrecadação e coleta de resíduos;
  6. 6. Consolidar ações e estabelecer parcerias visando à continuidade das atividades e do projeto.

Para a coordenadora do Projeto, a professora do curso de Administração do UNIPTAN Luciana Lima, a conscientização da população é essencial para que o projeto tenha vida longa - “Nosso projeto consiste basicamente na sensibilização da população em participar de ações relacionadas a sustentabilidade, ou seja, a preservação do meio ambiente na cidade de SJDR. Para isso, nos realizamos coleta de garrafas pet, rolo de papel higiênico e óleo de cozinha, entre outros resíduos descartados pela população. Nós do projeto sustentabilidade em ação com o apoio do UNIPTAN temos ecopontos (que são pontos de coleta seletiva) estabelecidos no supermercado Sales do Matozinhos e no próprio UNIPTAN, onde todos vocês da comunidade de São João del-Rei e região podem participar ajudando a melhorar a cidade" - afirma.

Para a coordenadora de Extensão do UNIPTAN, Raruza Keara, o projeto tem um potencial grande para crescer- " O projeto funciona desde 2016 na instituição e é muito importante por que produz o sabão ecológico e cuida de outros processos de reaproveitamento, que impactam o meio ambiente e a coleta consciente.  Em 2017, o projeto foi um dos destaques da primeira mostra de negócios do NEUNI, Núcleo de Empreendedorismo do UNIPTAN. Outros desdobramentos do projeto devem ocorrer em 2018 com a criação de outros produtos além do sabão ecológico. Vislumbramos criar uma boutique sustentável na instituição".

Na foto a Coordenadora do Projeto Luciana Lima e a estudante do UNIPTAN, Laisa Santos Magalhães. Foto: Divulgação/UNIPTAN

Para a estudante do curso de Administração do UNIPTAN e orientanda do Projeto, Laisa Santos Magalhães, fazer parte desse projeto é motivo de orgulho" - O projeto Sustentabilidade em Ação é um projeto do qual tenho orgulho de participar e que aborda temas tão importantes para a nossa sociedade atual. Através do  projeto eu consegui desenvolver características empreendedoras como comprometimento, planejamento de atividades e cumprimento de metas, além de ter independência dentro do projeto para tomada de decisão" - afirma a estudante.

Os pontos de Coleta dos resíduos, chamados Ecopontos, podem ser encontrados na sede do UNIPTAN e no Supermercado Salles do bairro Matozinhos.

Projeto de extensãouniptandescarteresiduosdescarte de lixo