SERVIÇOS ONLINE

Perda de peso com reeducação alimentar é proposta de projeto de extensão do UNIPTAN

Projeto de Extensão conta com a participação de alunos do curso de Medicina do UNIPTAN.

19/07/2018

 O projeto de extensão “Grupo de controle de peso: "Desistir Jamais”, encerrou as atividades do primeiro semestre letivo de 2018 com bons resultados.

Coordenado  pelo professor Gustavo Campos Carvalho, o projeto nasceu da disciplina IESC I (Integração de Ensino, Serviço, Saúde e Comunidade), do curso de medicina. As atividades propostas contaram com uma intervenção junto à comunidade do Bairro Bom Pastor, via Estratégia Saúde da Família, com a finalidade de orientar a população sobre reeducação alimentar, redução de peso e melhorias na qualidade de vida.

O projeto foi dividido em etapas: definição do público/grupo assistido por meio do cadastramento da ESF, definição do perfil antropométrico dos participantes, análise dos resultados apresentados pelo grupo e orientações a partir da análise dos dados.

Para o sucesso desse processo foram necessários vários encontros que ocorreram durante maio e junho deste ano.

Os integrantes do grupo receberam atendimentos individuais, em que foram realizados medição de peso, de circunferência abdominal, de pressão arterial, de índice de massa corporal (IMC) e de glicemia capilar.

Os participantes ainda tiveram orientação especial com palestras motivacionais e expositivas com os seguintes temas: "Questão psicológica no processo de reeducação alimentar", realizada pela psicóloga Luísa Coelho Silva; palestra motivacional sobre emagrecimento e qualidade de vida apresentada pela fisiculturista Ana Etz; palestra sobre a importância de uma alimentação equilibrada e acompanhamento nutricional, com o nutricionista Carlos Henrique de Oliveira Silva.

Em 40 dias de ação com o grupo, o projeto chegou a 98% de aproveitamento com números positivos com a relação à perda de peso e a conscientização do grupo, de acordo com o coordenador , Gustavo Campos Carvalho. Ele ainda explicou o papel fundamental do ESF Bom Pastor e do trabalho da enfermeira responsável pela estratégia daquele bairro, Tatiana Grace.

No próximo semestre a iniciativa pretende inserir mais pessoas da comunidade externa e interna nas atividades e desenvolver parcerias com os cursos de Educação Física, Psicologia e Enfermagem do UNIPTAN.  

 

 

Tags

UNIPTANProjeto de ExtensãoMedicina