SERVIÇOS ONLINE

Palestra sobre Bioética e Biodireito marca a aula inaugural do curso de Direito do UNIPTAN.

Cerca de 200 alunos dos cursos de Direito e Enfermagem participaram da aula inaugural.

10/03/2018

Cerca de 200 alunos dos cursos de Direito e Enfermagem do UNIPTAN participaram no último dia 03 de fevereiro da aula inaugural do curso de Direito.

Com o tema "A construção do ser humano sob a perspectiva da Bioética e do Biodireito, os palestrantes, Bruno Torquato de Oliveira NavesDoutor e Mestre em Direito pela PUC Minas;  Professor de graduação e Pós graduação da Escola Superior Dom Helder Câmara e da PUC Minas. Pesquisador do CEBID - Centro de Estudos em Biodireito, Fabíola Ramos Fernandes (Graduada e Mestra em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara; Graduada e P´s graduada em Fisioterapia pela PUM Minas; Fisioterapeuta Neuromuscular do Hospital das Clínicas de Minas Gerais; Pesquisadora do CEBID e Simone Murta Cardoso do Nascimento (graduada e Mestra em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara; Graduada em Psicologia pela PUC Minas; Membro da Comissão Direito e Saúde da 12a. Subseção da OAB/MG; Pesquisadora  do CEBID falaram sobre bioética e biodireito (os conectores da vida)

Aula inaugural do curso de Direito contou com 3 palestras sobre Bioética e Biodireito. Foto: divulgação/UNIPTAN

O ​objetivo principal  da palestra foi analisar o “existir humano” pelos três campos da vida: a existência física (concepção, genética e saúde); a existência psíquica (o construir da personalidade); e a existência social (as regras, leis e cultura da sociedade). Demonstrar como a construção destes três campos está perpassada pela bioética e pelo biodireito global.

Para o coordenador do curso de Direito, prof. Antônio Américo de Campos Júnior, a aula inaugural tem como objetivo principal mostrar aos alunos a importância do conhecimento acadêmico para a solução de problemas sociais- " A aula inaugural é o momento de dar boas vindas aos calouros e tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pelos temas atuais do direito, principalmente para que percebam a interação do Direito com as demais ciências e com os fatos cotidianos. É também uma maneira de mostrar aos alunos a importância do conhecimento acadêmico para a solução de problemas sociais. "-afirmou.

aula inauguraldireitouniptanbiodireitobioetica