SERVIÇOS ONLINE

Palestra sobre a história da Psicologia no Brasil marca início das comemorações do Dia do Psicólogo no UNIPTAN.

Marcos Vieira Silva ministrou a palestra "A produção da subjetividade cidadã e da cidadania emancipatória: os desafios da Psicologia na atualidade".

28/08/2018

Para comemorar o dia do Psicólogo, a coordenação do curso de Psicologia do UNIPTAN convidou o professor Marcos Vieira Silva para ministrar a palestra sobre a históra da psicologia no Brasil.

A palestra marcou o primeiro Dia do Psicólogo comemorado pelo Curso de Psicologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.

O professor convidado discutiiu alguns momentos da história da psicologia no Brasil, enfatizando eventos e processos ligados ao estabelecimento da Psicologia Social e sua organização no país – especialmente a partir da constituição da Abrapso – Associação Brasileira de Psicologia Social. Com base nesse histórico,apresentou possibilidades de atuação e inserção do profissional de psicologia no campo social, seja na produção ou na aplicação do conhecimento psicológico.

Alunos do curso de psicologia do UNIPTAN assistiram a palestra proferida pelo professor Marcos Vieira Silva. Foto:UNIPTAN/Divulgação

A realização do evento se justifica pela importância da comemoração do Dia do Psicólogo no Brasil, permitindo aos estudantes debaterem a relevância da atuação do psicólogo na sociedade brasileira e refletirem sobre o processo histórico que possibilitou a inserção desse profissional em diferentes espaços – públicos e privados – como agente promotor de saúde, de rompimento de preconceitos e de produção da cidadania.

Marcos Vieira Silva possui graduação em Ciências - Psicologia (1977) e graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Minas (1978); Especialização em Dinâmica de Grupos - Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). É Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, de agosto de 2008 a julho de 2012. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação e Inclusão Social, trabalhando com a temática da História da Psicologia Social Comunitária pela Faculdade de Educação da UFMG, em 2014. Foi Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Psicologia e é sócio fundador da ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social, tendo sido seu Vice-Presidente Regional Minas Gerais e Coordenador do Núcleo São João del-Rei da Associação em várias gestões.

UniptanDia do PsicólogoPalestra