SERVIÇOS ONLINE

Empreendedorismo feminino e uso de materiais reaproveitados é foco do Projeto Ecofashion realizado pelo núcleo de Extensão do UNIPTAN.

O projeto tem como objetivo a confecção de bolsas com material reaproveitado.

20/07/2018

“Ecofashion e a criação de produtos sustentáveis: Empreendedorismo e geração de renda como proposta para a inserção social de mulheres da comunidade do Senhor dos Montes” é um projeto que busca mobilizar, capacitar e envolver mulheres do bairro Senhor dos Montes, em São João Del Rei, via Núcleo de Extensão Aprimorar, na confecção de bolsas feitas com material reaproveitado.

O projeto é fruto de duas iniciativas realizadas em 2017, na extensão universitária do UNIPTAN, o projeto “ECO ACESSÓRIOS”, desenvolvido por alunas do Curso de Administração, apresentado na 1° Mostra de Negócios do UNIPTAN e o “Recicla Banner”, contemplado pelo projeto institucional “Ideia Premiada”.

Ambas iniciativas previam o desenvolvimento de bolsas com materiais reaproveitáveis, como as caixas de leite (Tetra Pack) e os banners do UNIPTAN, que não seriam mais utilizados na instituição.

 

Produção de bolsas com materiais reaproveitáveis, Projeto Ecofashion faz parte das atividades de Extensão do UNIPTAN. Foto: Divulgação.

 

As ideias dos dois projetos viabilizaram a criação de modelos de bolsas sustentáveis e com potencial para venda.

O Ecofashion tem como objetivo criar um polo empreendedor no Senhor dos Montes com a finalidade de incluir, em atividades de geração de renda alternativas, mulheres da comunidade. A responsável pela iniciativa é a coordenadora de extensão, Raruza Keara, que tem a colaboração da secretária do núcleo, Taiana Toussaint.

No projeto busca-se trabalhar noções de costura, desenvolvimento de produto e construção de uma identidade do grupo e dos produtos realizados. Parcerias e trocas entre outros projetos ligados à sustentabilidade, como o Sustentabilidade em Ação, coordenado pela professora Luciana Martins Ezequiel Sousa Lima, estão previstos. Desdobramentos importantes estão programados para o futuro como a criação de uma Boutique Sustentável itinerante.

Segundo a coordenadora do projeto, Raruza Keara, o número de inscritos é restrito, uma vez que o grupo necessita, primeiramente, se fortalecer, criar laços de reciprocidade e identidade. “O foco é trabalhar com um grupo menor, aprimorando os integrantes, por meio de capacitação constante e do desenvolvimento de habilidades humanas e empreendedoras”, explicou a coordenadora.

Tags

uniptanProjeto de ExtensãoBolsasEcofashion