SERVIÇOS ONLINE

UNIPTAN está entre os melhores Centros Universitários do Brasil, segundo o MEC.

Uniptan é o terceiro Centro Universitário mais bem pontuado pelo MEC em Minas Gerais e está entre os melhores do país.

18/12/2018

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC).

O Índice Geral de Cursos  (IGC), indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior, registrou 13,5% das IES nas faixas mais baixas, 66% na média e 20,5% nas faixas superiores.

A nota do IGC varia de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias.

O UNIPTAN obteve um IGC nota 4, numa escala, sendo  considerado "excelente" pelo MEC.

Como é calculado o IGC

O índice, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado.

Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas.

Além disso, também entra no cálculo do IGC, a distribuição de estudantes entre cursos de graduação, pós-graduação (quando há programas stricto sensu).

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e também os CPC dos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um período de três anos. Dessa forma o IGC compreende a análise de todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade de 2014, 2015 e 2016.

Fontes: INEP; Revista Exame.

Links: https://exame.abril.com.br/carreira/as-melhores-faculdades-e-universidades-do-brasil-segundo-o-mec-2/

Tags

UniptanCentro UniversitárioMecIGCMelhores Centros Universitários de Minas Gerais